A necessidade de apresentar muito conteúdo e aulas extracurriculares podem nos fazer esquecer a importância de brincar para a educação infantil. É bom lembrar que as crianças precisam de espaço a fim de exercitarem sua curiosidade e outras características, e as brincadeiras podem ser uma ótima opção.

Além de prover momentos de relaxamento e descontração, as brincadeiras contribuem com o processo de aprendizado dos estudantes. Portanto, é importante dar atenção a essa necessidade e buscar maneiras de adaptar o ato de brincar ao planejamento escolar.

Neste artigo, mostraremos a importância de brincar para a educação infantil e quais aprendizados as crianças alcançam durante esses momentos. Além disso, falaremos sobre como implementar as brincadeiras no planeamento da escola. Confira!

Qual é a importância de brincar para educação infantil?

As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

É fácil notar que brincar não significa apenas diversão, mesmo ela fazendo parte desse processo. Além de se divertir, a criança desenvolve a memória, a concentração e alguns traços de sua personalidade.

Por meio da brincadeira, a criança também exercita o seu relacionamento com os colegas, desenvolvendo seus sentimentos e habilidades para lidar com situações distintas. É um modo de se expressar de maneira natural, demonstrando as verdadeiras emoções e sem a vergonha de ser julgado pelo professor.

A cooperação entre equipes, a vontade de ganhar ou o simples fato de fazer algo que não será avaliado ajudam a tirar a pressão dos estudos e trazem satisfação na realização das atividades. Portanto, é interessante oferecer tipos diferentes de interação, dando espaço para o desenvolvimento de habilidades variadas.

Além disso, o estímulo motor propiciado pelo ato de brincar promove a melhora da capacidade motora da criança. A consciência corporal também está diretamente ligada à criação de mecanismos de autoproteção e autocuidado.

Quais aprendizados que as crianças alcançam durante as brincadeiras?

Agora que entendemos um pouco mais sobre a importância de brincar no aprendizado, vamos entender como cada tipo de brincadeira pode contribuir nesse processo. Cada estilo beneficia de forma diferente. Confira alguns exemplos!

Lógica

Muitas brincadeiras são boas para estimular o raciocínio lógico. Jogos como labirinto, caça-tesouro e caça-palavras são excelentes maneiras de exercitar a atenção, a lógica e o raciocínio da criança. Essas dinâmicas podem ser feitas em grupo ou de forma individual.

Criatividade

Levar a criança para fora da realidade e exercitar a imaginação são maneiras de estimular a criatividade. Atividades de pintura livre, teatro e histórias se encaixam nessa categoria e também são importantes para o desenvolvimento infantil.

Relações interpessoais

As brincadeiras permitem que as crianças entrem em contato umas com as outras de forma natural, mesmo que remotamente, sendo maior a possibilidade de criar vínculos de amizade. Isso é muito importante para que elas aprendam noções de convivência, que serão úteis para o convívio escolar e aproveitadas no futuro.

Comportamento

Por meio de jogos com regras, as crianças aprendem também a controlar o comportamento impulsivo. As especificações de cada jogo contribuem para que elas desenvolvam uma postura correta, ajudando a pensar e refletir sobre as atitudes e ter uma compreensão sobre o progresso.

Como implementar isso no planejamento da escola?

Os gestores e professores devem se preocupar em implementar as brincadeiras no planejamento escolar. Como vimos, os efeitos delas são saudáveis no processo de aprendizagem e podem trazer resultados importantes no desenvolvimento dos estudantes.

Porém, para que a estratégia atinja todo o potencial, é necessário que seja algo programado e bem estruturado. Por isso, as equipes podem trocar ideias sobre quais atividades trazem um efeito mais positivo em cada turma e quantas vezes essas ações devem ser feitas semanalmente. Vamos ver alguns benefícios das brincadeiras no ambiente escolar.

Deixam as crianças mais tranquilas

Elas fazem com que os estudantes se divirtam, interagindo com outros colegas, promovendo também um relaxamento. É normal encontrar crianças sobrecarregadas com o conteúdo escolar e atividades externas, sendo comum a impaciência e aborrecimento. O tempo de brincar possibilita um momento de alívio e descanso.

Estimulam o desenvolvimento

Por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem várias habilidades diferentes, sendo estimulados os aspectos físico, cultural, afetivo, social, emocional e cognitivo. Essas características adquiridas na infância serão importantes para o futuro. Portanto, além do valor no presente, elas ganham papel essencial no convívio com a sociedade.

Contribuem para a saúde

Além de contribuir com o desenvolvimento, as brincadeiras também ajudam a manter a saúde dos estudantes. Por meio dessas atividades, eles gastam energia, concentram-se mais e também se exercitam. Isso afasta as crianças do uso exagerado de dispositivos eletrônicos, como celular e televisão, o que pode ser prejudicial nessa fase.

Permitem que as crianças se expressem

Os conteúdos tradicionais e o modo de avaliar podem limitar a criança, não dando espaço para que ela se expresse de maneira genuína. Ao brincar, é possível perceber como cada um entende as situações cotidianas e notar traços relevantes no comportamento. É um momento que possibilita a expressão fora dos padrões estabelecidos, dando espaço para a criatividade e a autonomia.

Estimulam as habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais são parte de um conjunto de competências que cada indivíduo desenvolve para gerir suas emoções e reações. Elas são fundamentais para o aprimoramento do autoconhecimento e da empatia, características relevantes para essa faixa etária. A brincadeira também estimula esse tipo de comportamento, dando aos estudantes mais capacidade para gerenciar as emoções e agir da melhor maneira.

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