Mudanças climáticas ameaçam produção de alimentos; Brasil será prejudicado

O agronegócio brasileiro terá de sair ao socorro das florestas e promover uma transformação no uso da terra se quiser continuar a ser competitivo e com altas taxas de produtividade. Num informe que será debatido na próxima semana entre governos de todo o mundo, a constatação é de que as mudanças climáticas terão um profundo impacto no sistema de produção de alimentos no mundo, com repercussões negativas para a soja sul-americana e outros cultivos, além de potencial inflação e, em alguns locais do planeta, o incremento da fome.

O informe foi produzido pelos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) e que vem servindo de bússola para o debate sobre o futuro do planeta. A partir do dia 14, governos irão se reunir para negociar o levantamento e publicar a versão final da avaliação.

Prêmio Nobel da Paz em 2007, o IPCC produziu um rascunho de suas novas conclusões, distribuindo a governos. Nos documentos, sigilosos, autoridades são instruídas a não divulgar ou compartilhar as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *