Colégio demite professor que usou tirinhas de André Dahmer em prova em GO

O Colégio Visão, de Goiânia (GO) demitiu o professor de sociologia Osvaldo Machado da Silva Neto após o educador usar na questão de uma prova duas tirinhas do cartunista André Dahmer.

A demissão ocorreu depois que críticas ao professor foram postadas nas redes sociais. Segundo Neto, o uso da tirinha havia sido comunicado anteriormente à direção da escola, que não se posicionou contra.

Após os comentários na internet, ele foi chamado pela diretora e demitido. “Considerei o motivo desproporcional”, disse o professor ao jornal Correio Braziliense. A reportagem tentou contato com ele, mas não conseguiu localizá-lo até a publicação deste texto.

O colégio afirmou apenas que tem um “código de conduta que veda manifestações políticas, partidárias ou ideológicas” na escola.

“A direção do colégio mantém um canal de diálogo aberto com alunos e familiares, sempre pautando suas ações no Código de Conduta”, diz a escola.

O Sinpro Goiás (Sindicato dos Professores do Estado de Goiás) emitiu uma nota de repúdio à demissão. O representante da categoria disse ser “inaceitável” qualquer interferência nos conteúdos ofertados em sala de aula.

Uma das perguntas da provas pedia que os alunos falassem “qual o elemento do Estado é retratado na tirinha”. A outra questão falava para os estudantes usassem a imagem para diferenciar “Estado de Governo”.