Vinhedo Girassol abre a temporada neste sábado para uma completa experiência enoturística com destaque para a produção do rótulo autoral
Os apreciadores de vinho que não puderam participar dos passeios enoturísticos organizados pelo Vinhedo Girassol, no município de Cocalzinho (GO), contarão com a última edição do Wine Tour 2022 de fevereiro, que vai acontecer neste sábado (19). O evento está programado para iniciar às 10h com a proposta de ofertar uma experiência única nos 2,4 hectares de plantação da uva Syrah. Os participantes vão degustar o carro chefe da casa, o vinho Terroir Girassol Syrah, acompanhado de um almoço completo com entrada, prato principal e sobremesa.
O proprietário da fazenda e responsável por guiar a excursão, Sérgio Resende, afirma que o Vinhedo é um dos mais tradicionais de Goiás. “Meu pai, Melchior Resende, foi responsável por criar o terceiro local a fabricar vinhos na região. O Terroir Girassol Syrah é um vinho encorpado, elegante e, por ser produzido com uvas de qualidade, acaba recebendo muitos elogios da crítica e do público em geral”, comenta.
Localizado na região montanhosa do Cerrado em um complexo turístico, o Vinhedo Girassol oferece uma programação leve e distinta, ideal para quem deseja sair da rotina e mergulhar no universo de cachoeiras, trilhas e contemplar a paisagem pelos mirantes do local. Após o evento neste sábado, o Wine Tour só retornará com a programação de passeios após o carnaval, no dia 12 de março.
Uvas Syrah e a produção de vinhos
A região de Cocalzinho de Goiás tem as condições ideais para a produção de uvas e vinhos de alta qualidade. O inverno seco, a ausência de chuvas no período de maturação e a amplitude térmica, marcada por temperaturas altas durante o dia e temperaturas baixas durante a noite, permitem que as uvas obtenham uma maturação ideal nas parreiras, o que garante uma regularidade benéfica nas safras.
As uvas Syrah cultivadas no Vinhedo Girassol também contam com o sistema de dupla poda, tecnologia desenvolvida pela EPAMIG, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Neste sistema de cultivo são realizadas duas podas, sendo uma de formação da planta e outra de produção, que visa a colheita em agosto.
Ainda que a produção de uvas esteja crescendo em Goiás, Sérgio Resende também chama a atenção para outros nichos em ascensão. ”Estamos construindo na região do Cerrado uma nova história que inclui a produção de uvas e de produtos agregados. Hoje já é possível identificar muitos produtores de vinhos, queijos, carnes e laticínios compondo um cenário rico e que, há pouco tempo, não existia”, acrescenta.