‘Tudo virou lama, havia árvores e destroços para todo lado’, diz mulher no litoral de SP

Foram 36 horas sem energia elétrica, internet, sinal de telefonia e fornecimento de água e ainda ouvindo o som da enxurrada destruindo tudo ao redor. A jornalista Paula Quagliato passou por momentos de tensão na casa de veraneio da família, na praia de Toque Toque Grande, em São Sebastião, litoral de São Paulo.

“Temos casa lá há décadas, sempre passamos temporada lá. Mas nunca vi um fenômeno da natureza como esse. Foi assustador”.

Paula havia deixado a cidade de Santos, onde mora, com a cunhada na quinta-feira. O objetivo era aproveitar alguns dias de férias na praia. Até o momento em que a chuva começou na madrugada de sábado.

“Na sexta-feira, ainda havia resquícios de sol. Mas eu notei que o mar estava ficando escuro. Eu sabia que aquilo era sinal de chuva, mas não imaginava a intensidade que teria”, contou.

A residência da família não chegou a ser afetada pela chuva, mas a enxurrada destruiu casas vizinhas, carros foram carregados pela lama e os galhos de árvores que se acumulavam. Encanamentos de água e esgoto foram danificados.