Trump anuncia fim de programas de diversidade e luta contra ‘invasão’

Em seu último discurso antes da posse nesta segunda-feira, o presidente eleito Donald Trump afirmou a uma multidão de 20 mil pessoas numa arena de Washington, neste domingo, que seu governo vai acabar com a “invasão” de estrangeiros, além de erradicar a ‘esquerda’ do governo e dos militares. Ele ainda antecipou a decisão de encerrar com programas de diversidade nas agências federais, nas forças armadas e governo.

“Voltaremos aos critérios de mérito”, declarou, enquanto era ovacionado por seus apoiadores.

O evento “Comício da Vitória” – marcado por uma apologia ao patriotismo e à bíblia – é uma quebra de protocolo. Mas foi uma exigência de Trump, que insistiu em fazer um último evento num fim de semana que ainda contou com festas e até fogos de artifício.

“Vamos recuperar nosso país. Amanhã, as cortinas se fecham para o declínio e começamos com prosperidade e força”, disse neste domingo. “Uma vez por todas, vamos acabar com um establishment fracassado e corrupto. Vamos acabar com a invasão, tirar ouro líquido de nosso solo e trazer ordem para nossas cidades, restabelecer o patriotismo nas escolas, acabar com a esquerda dos militares e do governo”, disse.