Tio Sam, Top Gun e The Rock: o marketing das Forças Armadas dos EUA

Diante de um número de alistamentos cada vez menor, as Forças Armadas dos Estados Unidos têm apostado em estratégias de marketing na internet para enfrentar a crise nas últimas décadas. O UOL listou algumas das táticas utilizadas pelos militares para atrair jovens recrutas americanos.

Alistamento de homens caiu 35% em dez anos. Em 2013, cerca de 58 mil rapazes decidiram se juntar às Forças Armadas. Já em 2023, o número caiu para 37.700, segundo o site especializado Militay.com. Em relação ao alistamento feminino, o número se manteve estável, girando em torno de 10 mil por ano.

Exército fez um acordo para que o ator Dwayne Johnson, o The Rock, fizesse postagens no Instagram e se tornasse “embaixador” da corporação. O Exército também firmou um contrato para ser um dos patrocinadores da United Football League, uma liga de futebol americano novata da qual The Rock é sócio. No entanto, a baixa audiência nos jogos e a diminuição de posts combinados com Johnson (ele deveria ter feito cinco publicações para os seus 396 milhões de seguidores, mas fez apenas duas) fizeram com que a campanha fosse um fiasco. Documentos analisados pelo portal Military.com apontam que o contrato firmado em 2023 não ajudou a trazer nenhum recruta e pode ter tido um impacto negativo.