Teste de segurança foi realizado pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA. Alertas serão enviados para celulares, rádios e TVs no país inteiro.
Todos os celulares dos Estados Unidos acionaram alarmes às 14h20 desta última quarta-feira (4), pela hora da Costa Leste americana, 15h20 em Brasília. A operação é parte de um teste de segurança realizado pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA (Fema, na sigla em inglês).
O alerta nacional será realizado em duas partes: a WEA, que será direcionada a todos os telefones celulares; e a EAS, com mensagens enviadas para rádios e televisões.
Todos receberam a mesma mensagem exibida em inglês ou espanhol, dependendo das configurações de idioma do aparelho:
“ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária”.
O objetivo do teste é verificar se os sistemas continuam sendo meios eficazes de alertar o público sobre emergências, especialmente aquelas de nível nacional.
O teste é coordenado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).
Para garantir que os alertas sejam acessíveis a todo o público, incluindo pessoas com deficiência, as mensagens são acompanhadas por um tom e vibração únicos.
A parte EAS do teste está programada para durar aproximadamente um minuto e será realizada com a participação de emissoras de rádio e televisão, sistemas a cabo, provedores de rádio e televisão via satélite e provedores de vídeo com fio.