Skate, breaking e basquete 3×3 entraram no radar da pasta em 2024
Das ruas direto para a programação de eventos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Em 2024, a pasta apostou alto em três modalidades urbanas que ganharam o mundo e, inclusive, passaram a integrar a grade dos Jogos Olímpicos: skate, breaking e basquete 3×3.
O Vem Bailar foi o palco para a primeira incursão da Secretaria de Esportes com uma modalidade de rua. Além das já tradicionais dança de salão, forró e salsa, o baile cedeu terreno para a Arena Breaking, pista onde b-boys e b-girls competiram pelo prêmio de melhor da noite.
“Já estávamos há três anos em tratativas com a Secretaria de Esportes para incluir o breaking como atividade. Entrou no momento certo, principalmente por ser o ano de estreia da modalidade nas Olimpíadas. Somando todas as etapas, chegamos a pouco mais de 170 atletas. O fato do Vem Bailar também ter ido ao interior foi válido porque descentralizou e apresentou o breaking a outros públicos. Acho que, no geral a aceitação foi boa”, diz Igor Orsolon, que ajudou na produção das competições na Arena Breaking e é presidente da Federação de Breaking do Estado de São Paulo.
O skate e o basquete 3×3 de certa forma já faziam parte das ações da Sesp, que entrega regularmente equipamentos como a Arena Lazer, composto por uma quadra de basquete, e a pista de skate. Mas faltava uma competição para aquecer esses dois universos. E foi o que aconteceu em junho, quando a Secretaria de Esportes do Estado, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), tirou do papel o CBX São Paulo Street Power.
Voltado para atletas do skate, breaking e basquete 3×3, o CBX se desenrolou em sete etapas classificatórias na capital, região metropolitana e litoral, e a final, que reuniu os 60 melhores colocados das seletivas. Aos campeões, o grande prêmio: uma viagem de cinco dias a Paris com a comitiva da Sesp durante os Jogos Olímpicos.
“[O CBX São Paulo Street Power] foi um evento muito importante para a nova geração de b-boys e b-girls de São Paulo. Gostei muito da estrutura disponibilizada para os atletas”, conta Jhefferson Tavares, o b-boy Jheff, campeão no breaking. “Fiquei muito feliz em ter representado bem a minha crew Action Breaks e ter conhecido vários pontos turísticos de Paris.”
A Secretaria de Esportes do Estado segue levando o esporte para todos os cantos do estado. Desde janeiro de 2023, a pasta já investiu mais de R$ 71 milhões na entrega de 107 arenas lazer, onde pode ser jogado o basquete 3×3, e de 31 pistas de skate.