Quem foi Andor Stern, único brasileiro a sobreviver ao horror de Auschwitz

O único brasileiro sobrevivente do Holocausto era um filho de húngaros que deixou o Brasil ainda pequeno junto com a família e vivia na Europa quando estourou a Segunda Guerra Mundial. Nascido no bairro Bixiga, em São Paulo, em 1928, Andor Stern retornou ao país aos 20 anos de idade, depois de perder parte de sua família nos campos de concentração.

Quando Getúlio Vargas declarou apoio aos Aliados contra a Alemanha nazista, em 1942, por meio de um acordo com os Estados Unidos, Stern vivia com a família na Hungria, país que era aliado de Hitler naquele momento. Por esse motivo, aos 13 anos, foi considerado inimigo estrangeiro, mas conseguiu escapar de ser preso e viveu escondido no país até 1944, quando os nazistas ocuparam a Hungria.

Foi quando ele e sua família foram capturados e levados, então, para os campos de concentração em Auschwitz, na Polônia. Andor e a mãe foram colocados em um trem, seu pai conseguiu fugir e desapareceu, e os dois só se reencontrariam 22 anos depois. Nesse momento já estava em curso o projeto “Solução Final para a Questão Judaica”, que tinha como objetivo exterminar da Europa todos os judeus.