Dono de uma das maiores fortunas do País comprou mais de 2 milhões de ações ordinárias da estatal
Com fama no mercado de ser o “bilionário mais desconhecido do Brasil”, José João Abdalla Filho, ou Juca Abdallah, de 77 anos, aumentou significativamente a sua participação na Petrobras. O investidor, que possui uma fortuna de R$ 16,4 bilhões – segundo a revista Forbes, adquiriu 2.085.100 ações da estatal no mês de agosto.
Membro do conselho de administração da companhia desde abril de 2022, Juca Abdallah investiu R$ 68 milhões na compra de ações ordinárias da empresa. O volume de ações compradas pelo bilionário consta de documento enviado pela petroleira ao mercado no último dia 11 de setembro.
O documento não revela o nome do comprador, apenas informa que a movimentação foi feita por um integrante do conselho de administração da Petrobras. No entanto, segundo o jornal Valor Econômico, o investidor que adquiriu as cotas foi bilionário.
Além da Petrobras, Juca Abdallah detém participações em várias empresas brasileiras, sendo 5% da Eletrobras, a maior concessionária de energia elétrica do Brasil, e quase 7% da Cemig, a gigante de energia que possui mais de 200 empresas.
De ascendência libanesa, José João Abdalla herdou os negócios do pai. Com o dinheiro da herança, ele investiu na abertura do Banco Clássico, que funciona desde 1989.