Quanto custa comer em um restaurante com duas estrelas Michelin no Brasil?

As tradicionais estrelas dadas pelos jurados do Guia Michelin são uma espécie de medalha de honra da gastronomia — revistas anualmente, elas indicam as melhores casas para comer ao redor do globo e apontam ousadias de paladar, inovações técnicas e descobertas de novos talentos que, sem o escopo da publicação, talvez permanecessem apenas localmente conhecidas.

Apenas alguns poucos restaurantes são agraciados com até três estrelas, no máximo. No Brasil, nenhuma casa atualmente possui esta distinção, mas quatro delas alcançam a excelência de duas estrelas. São eles: Ryo Gastronomia, Oteque, D.O.M. e Oro. Conheça o menu degustação de cada uma delas:

Ryo Gastronomia

Fechado para obras desde dezembro de 2021, a casa de Edson Yamashita foi eleita “exemplo esplêndido de gastronomia japonesa”, segundo o Michelin, pelas “técnicas habilidosas com que o chef ressalta texturas e sabores” de cada prato. Atualmente, ele funciona apenas em esquema delivery através do iFood, onde são comercializados combinados.

O antigo Ryo Gastronomia: restaurante mudará de cara a partir do segundo semestre de 2022 Imagem: Gilberto Bronko/Ryo Gastronomia.

No entanto, o novo Ryo deve voltar a abrir as portas em agosto. E não será apenas o ambiente que terá sido reformulado e ampliado — o restaurante ganhará um andar superior onde deverá haver “novidades” — mas também o menu Omakase, a degustação do chef.

Ingredientes novos deverão ser incorporados ao menu, que já variava diariamente e deverá seguir com a mesma rotatividade, representando sempre o que há de melhor na casa.

Ryo só em casa até agosto

Localização: Rua Pedroso Alvarenga, 665, São Paulo

Restaurante D.O.M., de Alex Atala

Saudado pelos jurados do Guia Michelin pela cozinha que “tem muito a contar”, o D.O.M. recupera receitas e tradições gastronômicas da Amazônia e dos povos indígenas que são mais antigas do que o próprio Brasil.

A casa de Alex Atala conta com um menu degustação também em metamorfose diária em dez passos que valorizam a gastronomia e os ingredientes nativos do Brasil como pupunha, jambu e tucupi. Eles incluem frutos do mar, carne e peixe, com os ingredientes mais frescos do dia, e são elaborados no momento de acordo com as restrições alimentares de cada cliente.

Hollandaise de tucupi com suflado de mandioca, prato do menu degustação 2022 do D.O.M. Imagem: Ricardo D’Angelo/Divulgação.

Quem não consome carne pode pedir pelo “Reino Vegetal”, a versão vegetariana do menu degustação. A refeição para adultos sai por R$ 690. Já o menu para crianças oferece espaguete na manteiga com escalope de carne por R$ 68.

Localização: Rua Barão de Capanema, 549, São Paulo

Oro Restaurante

Oro Restaurante Imagem: Tomas Rangel/Oro

O restaurante de Felipe Bronze, chef que comanda os programas “Que Seja Doce” e “Perto do Fogo” do GNT, é considerado pelo Michelin “uma mistura de raízes brasileiras e gastronomia de ponta”. Ele oferece duas modalidades de menu degustação.

O primeiro — batizado como “criatividade” — inclui as entradas “com as mãos”, uma série de petiscos: ostra com sorbet de caipirinha e torresmo; ceviche; vieiras e caju amigo; piedrazo; pão de queijo e praliné de castanha de caju; abará e uni; cocada e foie gras; temaki de steak tartare e gema de ovo curada; camarão e chuchu; tempurá de batata-doce e laranja, além de Cervantes.