A primavera, que começa neste domingo (22) no Brasil, deve aumentar as condições de chuva em algumas regiões do país, mas ondas de calor seguem previstas para os próximos meses.
Nova estação começou às 9h44 deste domingo. Segundo a Climatempo, a primavera marca “um ponto de virada” no clima brasileiro, com o retorno das chuvas em várias regiões do país.
Temperaturas, contudo, devem ficar acima da média em praticamente todo o país entre setembro e novembro. Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, podem acontecer eventuais refrescos, dentro da variação normal, mas predominam os dias amenos e quentes. Também não há previsão de ondas de frio.
Episódios de calor intenso podem voltar a ocorrer. Eventos de calor extremo têm sido cada vez mais frequentes no Brasil e, conforme divulgado pela Climatempo em nota, “há forte possibilidade de que novas ondas de calor ocorram” ao longo da primavera. “Esses fenômenos são difíceis de prever a longo prazo, mas é possível que, em outubro ou novembro, episódios de calor intenso voltem a ocorrer, aumentando os alertas”, ressaltou.