Os carros elétricos passarão por mudança na divulgação de sua autonomia, que será reduzida em 30% no Brasil – medida que diverge opiniões no mercado. O novo padrão será adotado visando uma aproximação mais fiel do veículo com a realidade dos motoristas no dia a dia.
Não há mudança no método de ensaio, mas uma novidade na apresentação da informação para o consumidor – que passa a ver, na tabela, a autonomia do veículo, e não a conversão em km/l como era feito anteriormente.
Como vai funcionar: se o carro elétrico ou híbrido alcançar 100 km de autonomia no teste de laboratório para o Programa Nacional de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a informação oficial deste veículo será de 70 km.
Como vai funcionar: se o carro elétrico ou híbrido alcançar 100 km de autonomia no teste de laboratório para o Programa Nacional de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a informação oficial deste veículo será de 70 km.
“Enxergamos a nova etiquetagem do Inmetro como uma medida imprecisa e não condizente com a realidade dos veículos elétricos à venda no país. Vai reduzir o consumo destes produtos, visto que os números apresentados induzem a uma escolha errada por parte do consumidor”, afirma Clemente Gauer, diretor da Tupinambá Energia, membro da Abrevei (Associação dos Donos de Veículos Elétricos e Híbridos) e proprietário de um Chevrolet Bolt EV.