Campanha eleitoral para prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades brasileiras começou nesta sexta-feira (16); votação é em outubro. Por ter estrutura política e administrativa diferente dos estados e municípios, eleitores do Distrito Federal não participam do pleito.
Começou nesta sexta-feira (16) a campanha eleitoral para que em outubro os brasileiros elejam prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.Mais de 5,5 mil municípios participam das votações e foram registrados cerca de 453 mil candidatos.
No entanto, o Distrito Federal não participa destas eleições. Isso acontece porque o DF tem uma estrutura política diferente e não é dividida em municípios. Além de Brasília, apenas Fernando de Noronha não tem eleição municipal.
Entenda porque o Distrito Federal não participa das eleições de 2024
- Estrutura política diferente
A cidade de Brasília, que está localizada no Distrito Federal (DF), foi construída para ser a capital do país e acabou recebendo um texto “especial” na Constituição.
O DF não é e nem pode ser dividido em municípios, mas sim em regiões administrativas, de acordo com a Constituição. Brasília é tanto a capital do país como a sede do governo do Distrito Federal.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) explica que o DF tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Como não há municípios – e sim regiões administrativas – não existem prefeitos ou vereadores no DF.