PM prende 78 em 1º dia de ‘saidinha’ por descumprimento de medidas em SP

A Polícia Militar de São Paulo prendeu 78 pessoas no estado por descumprimento de medidas judiciais no primeiro dia de saída temporária, iniciada na terça-feira (12).

42 dos presos foram detidos apenas na capital paulista. Cinco deles foram detidos no centro da cidade, informou a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo ao UOL. Em Campinas, no interior do estado, outros 15 foram presos por estarem fora do domicílio ou em local não permitido.

Detidos foram reconduzidos às penitenciárias. Desde 2023, os detentos flagrados descumprindo as regras impostas pelo Poder Judiciário são levados de volta ao sistema prisional, como previsto em uma portaria da SSP-SP, aprovada pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), esclareceu a pasta. Uma parceria entre o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e a SSP também liberou os policiais a terem acesso aos processos dos réus que estão fora da prisão, permitindo que os agentes consigam verificar o cumprimento ou não das regras da saída temporária durante abordagem.