A Polícia Federal cumpre nesta quinta (18) mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) em uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que investiga a organização dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.
Jordy é líder da oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados. Os policiais federais fazem busca e apreensão no gabinete do parlamentar — e foram até a casa dele logo cedo.
Bolsonarista, o deputado é suspeito de liderar atos antidemocráticos de contestação ao resultado das eleições realizados no Rio de Janeiro em 2022, como bloqueios das rodovias. Para os investigadores, esses atos podem ter sido preparatórios para a destruição das sedes dos Três
Segundo a Polícia Federal, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”.
Também são alvos de buscas outras pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos. No total, são dez mandados de buscas sendo cumpridos hoje, autorizados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
Desde o início das apurações, é a primeira vez que um deputado federal é alvo de busca e apreensão na Lesa Pátria. Há outros parlamentares investigados por sua relação com os atos antidemocráticos, mas até hoje não foram alvo de medidas desse tipo.
É a 24ª fase da operação. Nas 23 anteriores, fo