Petição a favor do parcelado sem juros ultrapassa um milhão de assinaturas

O movimento “Parcelo sim!”, criado há dois meses para defender a modalidade do parcelamento sem juros do cartão de crédito, alcançou um milhão de assinaturas nesta segunda-feira (29). Mais de 20 associações ligadas aos setores de comércio, empreendedorismo e defesa do consumidor são apoiadoras do projeto.

O “Parcelo Sim!” reúne 24 entidades. Segundo as associações, elas se uniram porque grandes bancos pretendiam limitar o número de parcelas do pagamento sem juros. As instituições financeiras alegam que a modalidade provoca inadimplência dos consumidores.

“Ficou claro que a população não vai abrir mão possibilidade de fazer compras parceladas sem juros”, avalia Paulo Solmucci Júnior, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Ele ressalta, em nota, que a marca de um milhão de assinaturas e a manutenção da modalidade são conquistas dos brasileiros.

O movimento destaca que o parcelamento é a forma preferida de comprar e vender do brasileiro. Foi possível chegar a essa conclusão após estudos técnicos, avaliação no Congresso, pesquisas junto aos consumidores e intenso debate público, diz a entidade