Pablo Marçal, o empresário e influencer que disputa a Prefeitura de São Paulo pelo minúsculo PRTB, conseguiu o que, até agora, nenhum outro político havia conseguido. Desafiou a família Bolsonaro dentro do campo da direita e está conseguindo, por enquanto, ganhar simpatia e intenções de voto entre eleitores que sufragaram o ex-presidente – e contra a vontade dos Bolsonaros. Sobram sinais desse avanço inédito, que provocou uma ríspida reação de Eduardo e Jair Bolsonaro nas redes sociais.
No Google Trends, que mede a quantidade de buscas por uma palavra, nome ou expressão no Google, Marçal conseguiu ultrapassar as buscas por Bolsonaro e por Lula. Isso ocorreu depois que ele passou a bagunçar todos os debates de que participou com ou sem seus principais adversários na corrida eleitoral em São Paulo e bombar os trechos de zoação com os outros candidatos nas suas poderosas redes sociais.
Nunca antes outro político conseguira desbancar Lula e Bolsonaro nesse termômetro da curiosidade dos brasileiros que é o Google Trends. O feito inédito é especialmente significativo por acontecer em um período eleitoral, e antes do início da propaganda dos candidatos no rádio e na TV.
Levantamentos das consultorias Palver e Arquimedes demonstram que o fenômeno se repetiu em algumas redes sociais. E mesmo nos meios onde Marçal não superou os dois astros da política brasileira, ele provocou fissuras no bolsonarismo.