Elon Musk anunciou hoje o primeiro implante do chip cerebral da Neuralink em um ser humano. O dispositivo tem como objetivo permitir que pessoas com paralisia controlem equipamentos externos com seus pensamentos.
Comunicação entre o cérebro e as máquinas. Fundada por Musk e uma equipe de cientistas e engenheiros em 2016, a Neuralink é uma empresa de neurotecnologia dedicada a construir canais de comunicação direta do cérebro com as máquinas.
Musk quer conectar o cérebro com computadores para permitir o download de informações e memórias das profundezas da mente, como no filme de ficção científica “Matrix”, de 1999.
Além de usar a tecnologia para tentar tratar condições como cegueira, paralisia e outras doenças neurológicas, o bilionário expressou ambições de usar um chip para alcançar a telepatia humana. Isso, segundo ele, ajudaria a humanidade a prevalecer em uma guerra contra a inteligência artificial. Musk também disse que quer que a tecnologia forneça às pessoas uma “supervisão”.
Para isso, nos últimos oito anos, a empresa vem desenvolvendo este chip de computador projetado para ser implantado no cérebro e monitorar a atividade de milhares de neurônios, com comunicação direta com computadores por meio do pensamento.