O novo passaporte brasileiro começará a ser produzido pela Casa da Moeda a partir de setembro. O documento foi lançado pelo governo federal no dia 27 de junho, sob a proposta de se tornar um cartão de visitas para os viajantes do país ao redor do mundo.
Dentre as novidades, o passaporte traz um visual interno totalmente repaginado. O modelo também apresenta uma série de itens de segurança, incluindo tecnologia antifraude.
A última grande atualização havia sido feita em 2015, quando o documento passou a ser chamado de passaporte eletrônico, ganhou chip e seu prazo de validade dobrou de 5 para 10 anos.
Veja a seguir o que você precisa saber sobre o novo documento.
Quando o novo passaporte entrará em vigor?
Segundo o governo federal, o novo passaporte será produzido a partir de setembro, mês do bicentenário da Independência do Brasil. Até lá, quem precisar tirar o documento poderá fazê-lo normalmente.
Quanto custará o novo modelo?
O valor do passaporte continuará o mesmo: R$ 257,25. Para casos de urgência, a emissão sai a R$ 334,42. O preço também aumentará se o documento vencido não for apresentado.
Qual será o prazo de validade?
O documento comum continuará com o prazo de validade de 10 anos. Até 2015, a validade máxima de um passaporte era de 5 anos.
Sou obrigado a renovar o passaporte?
Os viajantes não são obrigados a emitir outro passaporte apenas para ter o novo modelo. A troca será necessária somente após o antigo documento vencer. Ou seja, a troca não é obrigatória neste momento.
O que acontece com o passaporte antigo?
Se estiver dentro do prazo de validade, você poderá utilizá-lo normalmente.
O RG substitui o passaporte?
Tanto o modelo antigo quanto a versão mais nova do RG só poderão substituir o passaporte em destinos do Mercosul, por meio de um acordo já existente. Para os demais países, o passaporte continua obrigatório.