Após anos de atrasos, o ETIAS (Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) — uma espécie de visto eletrônico que será exigido de turistas para visitarem o continente — deverá começar a ser cobrado a partir de maio de 2025. A previsão foi dada ao jornal britânico The Guardian por Ylva Johansson, comissária de assuntos domésticos da União Europeia.
O documento será exigido apenas de viajantes de países isentos de visto, como é o caso do Brasil, que não passam pelas etapas de burocracia e checagem tradicional da emissão deste tipo de documento. Para obter a nova autorização antes de viajar, o turista terá que pagar uma taxa de 7 euros (R$ 43,30).
Como primeira etapa do lançamento do ETIAS daqui a seis meses, entra em funcionamento em 10 de novembro o EES (Entry/Exit System ou sistema de entrada e saída, em tradução livre) do Espaço Schengen, confirmou a comissária ainda ao jornal britânico The Times. Este novo sistema vai exigir que o viajante forneça sua informação biométrica — como digitais ou escaneamento da face — nas fronteiras dos países que visita.