Um dos grandes problemas do frio no Brasil é que nunca parecemos preparados para ele. Mas a ciência está aí para nós ajudar. Seguindo algumas dicas é possível deixar a casa mais quente sem a necessidade de aquecedores e lareiras.
Seguindo os princípios da física, é importante ter em mente que: a temperatura de um espaço interno é resultado de balanço de ganhos e perdas de calor.
“O espaço ganha calor com o Sol que entra pela janela e com as pessoas e os equipamentos que ocupam o espaço. A principal perda desse calor se dá pelas próprias paredes e janelas, seja uma janela aberta ou pouco vedada”, explica o arquiteto e urbanista Eduardo Pizarro.
Então, o que fazer?
1. Acumule calor
Em dias frios de Sol, aproveite a luz ao máximo, abrindo as cortinas e deixando os vidros semiabertos para que o calor aqueça o ambiente e haja circulação de ar.
2. Barre o frio
Se você colocar a mão no vidro da janela ao final de um dia frio, perceberá que ele estará gelado. Então, qualquer obstáculo que puser ali para impedir que o ar frio entre, vai ajudar a manter a temperatura da casa.
3. Isole as paredes geladas
Nas madrugadas, as paredes voltadas para o exterior do imóvel ficam mais geladas por causa da umidade relativa do ar, que aumenta e é absorvida.
4. Desencoste a cama da parede
Na hora do frio, a disposição dos imóveis conta. Evite dormir com a cama encostada na parede externa do imóvel. O mesmo vale para o sofá.