‘Não sei se volto vivo’: brasileiro morto na Ucrânia revelou medo

Aliado das tropas ucranianas, o combatente brasileiro Douglas Búrigo, 40, disse ter perdido um colega de farda em combate e revelou medo em áudio enviado a um amigo pelo WhatsApp dias antes de morrer.

Ele estava dentro do alojamento do seu pelotão na cidade de Kharkiv com Thalita do Valle, que também morreu após bombardeio russo na madrugada de ontem (2). Já são três casos de brasileiros mortos na guerra da Ucrânia —André Hack foi morto em um combate na madrugada de 5 de junho.

O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) não se manifestou sobre o relato das mortes de Douglas e Thalita até a publicação desta reportagem. O órgão levou quatro dias para confirmar a morte de André. A família de Douglas disse ter sido procurada pela embaixada brasileira na Ucrânia.

Tô apavorado aqui já. Abateram um colega nosso aqui. Meu Deus do céu, cara! O cara se foi… Rapaz, eu vou te falar bem a verdade. Não sei se eu volto vivo pro Brasil. Mas, se eu não voltar vivo, eu quero que vá a bandeira [do Brasil] pra mim. Não tem quem aguente, é muita bala.”Douglas Búrigo, em áudio enviado a um amigo.

UOL