Por três vezes consecutivas, o município paulista de São Caetano do Sul ficou em primeiro lugar no ranking da PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que mede o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em renda, educação e saúde das cidades brasileiras.
Embora o relatório de 2022 ainda não tenha sido divulgado por causa do atraso do Censo, o município do ABCD paulista (complexo de municípios na Grande São Paulo composto por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema) abriga uma interessante contraposição política: apesar de viver, na prática, com as bandeiras de esquerda (forte investimento em cultura e educação), o voto de verniz “conservador nos costumes” e “liberal na economia” predomina na cidade.
No primeiro turno da eleição presidencial, 50% dos eleitores (57.617 votos) escolheram Jair Bolsonaro (PL), contra 33% (38.172 votos) de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na disputa estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu o apoio de 44,27% dos eleitores (47.784 votos), seguido por Fernando Haddad (PT), com 28,43% (30.683 votos).