deu uma baita bola fora nesta sexta-feira. Em tempos de luta contra discriminação racial e de gênero, a entidade governamental usou a imagem de um macaco com um chapéu em um barquinho para simular a delegação brasileira aguardando o desfile da Cerimônia de Abertura Jogos Olímpicos de Paris-2024, no Rio Sena. Após repercussão negativa, se desculpou e tirou o post do ar.
A publicação causou enorme desagrado e muitas cobranças, com muitos brasileiros cobrando até por demissão de quem realizou a postagem. O Ministério do Esporte rapidamente apagou a citação, em um “mea-culpa”, e também afirmou que solicitou o desligamento imediato do responsável pela publicação, além de abrir um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades, uma vez que julga “inadmissível” tal fato.
Na legenda do post racista, no X, antigo Twitter, os dizeres: “Todo mundo aguardando o nosso barco”. Após a mensagem ser apagada, o Ministério do Esporte continuou fazendo citações da cerimônia. “Chegou o nosso barco”, postou, com um emoji sorrindo e de felicidade.