Ampliado em 2020, o espaço atende uma média de 150 animais por dia e também conta com psicólogos e assistentes sociais na equipe para auxiliar os tutores
O Serviço Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep), administrado pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal, realizou 327.597 atendimentos entre janeiro e novembro de 2024, incluindo consultas, internações, cirurgias e exames. Nesse período, mais de 3 mil cirurgias foram realizadas. Localizado em Taguatinga, o Hvep completou cinco anos em 2024.
Além de consultas, o hospital oferece exames complexos para diagnósticos precisos e cirurgias especializadas. A gestão e manutenção são realizadas pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), por meio de um contrato de R$ 43 milhões firmado com o Governo do Distrito Federal (GDF), em que é realizado um repasse mensal no valor aproximado de R$ 718 mil, com vigência prevista até novembro de 2026.
A diretora do Hvep, veterinária Lindiene Samayana, afirmou que houve um aumento no número da capacidade de atendimento diário do hospital, que passou de uma faixa de 80 animais para uma média de 150. As vagas são distribuídas entre clínica médica, cirurgia, ortopedia e especialidades. O tutor pode entrar no site do AgendaDF e fazer o agendamento online, que abre todo dia à meia-noite, ou presencialmente na unidade fixa.