Lula vai nomear um dos juízes do caso que pode cassar Moro no Paraná

O senador Sergio Moro (União-PR) corre o risco de perder o mandato. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) vai começar a julgar “na primeira data possível” uma ação que pode tirar de Moro a sua cadeira no Congresso. A ação foi liberada para a pauta da corte nesta terça-feira (30).

O tribunal precisa estar com quórum completo para analisar uma cassação. Serão sete magistrados, sendo que uma vaga de titular e duas de substitutos ficaram abertas em janeiro com o fim dos mandatos dos juízes. Ou seja, um dos sete juízes titulares será nomeado por Lula.

Os novos nomes são indicados por uma lista tríplice aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Cabe ao presidente da República definir o nome dessa lista.

O mandato de Thiago Paiva dos Santos e dos substitutos José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior terminaram em janeiro. Sade e Aurichio Junior concorrem na lista tríplice com a advogada Graciane Valle Lemos. A votação está marcada para quinta-feira (1º).

Outra mudança na composição da corte é a saída do atual presidente do tribunal, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, cujo mandato se encerra hoje. Ele será substituído por Sigurd Roberto Bengtsson.