Lula anuncia Sidônio Palmeira como novo chefe da Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu pela substituição de Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom). O novo responsável pela pasta será o publicitário Sidônio Palmeira, marqueteiro que integrou a equipe da campanha presidencial de Lula em 2022.

A mudança, oficializada após semanas de especulação, será discutida em reunião entre Lula e Pimenta no Palácio do Planalto nesta terça-feira (7/1). Apesar de deixar a Secom, Pimenta, que também é deputado, pode seguir no governo em outra função.

Trajetória de Pimenta e contexto da saída
Rumores sobre a saída de Paulo Pimenta circulavam há meses. Lula chegou a mantê-lo na equipe ao designá-lo para liderar ações de socorro no Rio Grande do Sul, após enchentes que devastaram o estado, terra natal do ministro. Contudo, a troca foi confirmada neste início de ano, com Sidônio Palmeira assumindo o comando da comunicação governamental.

Pimenta permanecerá no cargo até o evento que o governo realiza nesta quarta-feira (8/1), em alusão aos dois anos das invasões às sedes dos Três Poderes, ocorridas em 8 de janeiro de 2023. A cerimônia simboliza o compromisso do governo com a democracia, mesmo em meio às mudanças estruturais na equipe ministerial.