Profissionais da saúde esclareceram sobre o câncer de próstata em vídeo no YouTube da Secretaria de Economia
Em alusão ao tema Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde do homem com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de próstata, a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) realizou nesta terça-feira (19) uma live no seu canal do YouTube. A médica do trabalho e subsecretária de Segurança e Saúde do Trabalho, Luiza Barreiros, conduziu a entrevista com o urologista, médico do trabalho e gerente de Promoção à Saúde dos Servidor (Subsaúde), Alberto Braga.
“Novembro Azul é mais do que um mês de conscientização; é um convite para que os homens assumam o protagonismo sobre a própria saúde”, disse Luiza. “Cuidar de si mesmo é um ato de coragem e responsabilidade”, afirmou ela. “Façam não apenas por vocês, mas por aqueles que os amam.”
O câncer de próstata é um assunto tabu entre homens. Pesquisa nacional da Sociedade Brasileira de Urologia com 1,5 mil homens mostra que 60% deles têm receio de contrair um câncer, incluindo o de próstata. “Essa conversa aqui hoje é importante por abordar esse assunto e abrir espaço para apresentar esclarecimentos sobre as causas e sintomas desta doença”, afirmou Alberto Braga.
O segundo maior temor por parte dos homens, segundo a pesquisa, é a impotência sexual. Pelo menos 10% dos entrevistados dizem não saber o que era a próstata, nem onde ela se localizava no corpo humano. “A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino responsável pela produção do líquido que vai dar condições para os espermatozoides realizarem a fecundação”, explicou Braga.