Um dos hotéis e um dos restaurantes mais bonitos do mundo ficam no Brasil. O Pulso Hotel, um hotel de luxo e novo membro da Preferred Hotels & Resorts, e o restaurante TUJU foram os únicos estabelecimentos do Brasil e da América do Sul a conquistarem lugares em suas respectivas listas no Prix Versailles.
Cada ano, a premiação organiza uma série de concursos de arquitetura que destacam os melhores projetos contemporâneos do mundo.
Ao lado do hotel paulistano foram escolhidos:
Manly Pacific, em Sidney, Austrália
Raffles Al Areen Palace Bahrain, em Zallaq, Bahrain
W Macau – Studio City, em Macau, China
Nobis Hotel Palma, em Palma, Espanha
Cap d’Antibes Beach Hotel, em Antibes, França
La Fantaisie, em Paris, França
Mondrian Bordeaux Les Carmes, em Bordeaux, França
The Dolli, em Atenas, Grécia
Lasserhaus, em Brixen, Itália
The Hanok Heritage House, em Yeongwol, Coreia do Sul
Maroma, A Belmond Hotel, em Playa del Carmen, México
Vermelho, em Melides, Portugal
The Ned Doha, em Doha, Qatar
Pan Pacific Orchard, em Singapura
The Hazendal, em Stellenbosch, África do Sul
Novíssimo em São Paulo
O Pulso dispõe de 52 apartamentos de 32 m² e 5 suítes de 64 m² . Tanto a edificação quanto os interiores de todos os espaços do hotel, incluindo as suítes, são de autoria do Studio Arthur Casas, uma das principais referências em design do país.
Os espaços de lazer e bem-estar, onde estão situados piscina, sauna, academia, área de relaxamento e SPA L’Occitane au Brésil, ocupam um volume envidraçado suspenso com vista para o jardim.
Segundo a comunicação do hotel, um dos principais objetivos do novo empreendimento foi reunir uma equipe de profissionais e curadores para imprimir tanto nos espaços quanto na programação do hotel o melhor da produção paulistana em arquitetura e design, gastronomia, coquetelaria, artes plásticas, música e espetáculos.
“Mais do que uma hospedagem, o Pulso nasce como um destino interessante não apenas para seus hóspedes, mas para todos os paulistanos e também turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade”, diz o CEO Otávio Suriani.
O restaurante principal do hotel passa a ser o endereço do Bistrô Charlô. Do lado oposto ao restaurante, à direita do lobby do hotel, Charlô comanda ainda a segunda unidade do Cha Cha. Gabriel Santana desenvolveu a carta de drinques do Bar Sarau, local reservado para apreciar música, bebidas autorais e comidinhas.
Beleza para comer
O restaurante duas estrelas Michelin e melhor novo restaurante aberto no último ano pelo mesmo prêmio, o TUJU foi eleito um dos mais belos do mundo.
Comandado pelo chef Ivan Ralston, o restaurante apresenta menu sazonal voltado para ingredientes estudados pelo Centro de Pesquisa de mesmo nome – liderado por Katherina Cordás. Além da gastronomia cuidadosa e inspirada nos biomas brasileiros, a casa oferece uma vastíssima carta de vinhos, drinques criativos e harmonizações com misturas não-alcoólicas.
Ariana’s Persian Kitchen, em Dubai, Emirados Árabes Unidos
Reine & La Rue, em Melbourne, Austrália
Cristal Room by Anne-Sophie Pic, em Hong Kong
Tomacado, em Hong Kong
Virador Beach Club, em Papagayo Peninsula, Costa Rica
Blanc, em Paris, França
Ladurée Champs-Élysées, em Paris, França
Riviera Fuga, em Paris, França
Beefbar, em Milão, Itália
The Oreum, em Goyang, Coreia do Sul
Auyl, em Almaty, Casaquistão
Madi Hiyaa, em North Malé Atoll, Maldivas
Harudot, em Chonburi, Tailândia
Nusara, em Bangkok, Tailândia
Ilis, em Nova York, Estados Unidos
Localizada entre o elevador e a adega de vidro, uma escada leva aos andares superiores. No primeiro, dedicado ao salão principal, tem destaque a cozinha totalmente aberta, ao centro, formada por três ilhas desenhadas por Ralston junto à italiana Morrone (também responsável pelos tri-estrelados El Celler de Can Roca – Espanha – e Frantzén – Suécia).
Sobre todo o conjunto foi instalado o primeiro teto filtrante do Brasil, no qual a exaustão de ponta garante que nenhum aroma ou fumaça interfira na experiência do comensal.
“Essa mistura de móveis brasileiros com objetos e equipamentos estrangeiro de ponta traduz um pouco da nossa visão miscigenada de São Paulo, uma cidade cosmopolita, com influências de diversos lugares do mundo”, diz Ralston, que primou pela excelência em cada detalhe do novo projeto.
Nas paredes, uma apurada seleção de objetos colecionados por Ralston e Katherina Cordás ao longo das mais de 30 expedições realizadas para a concepção do restaurante.
Na cobertura, um lounge inundado por luz natural e um espelho d’água servirão de vitrine para os doces criações da chef confeiteira Rhaiza Zanetti. O espaço também poderá ser utilizado para eventos privados, aulas e confrarias.