Veículos da Fundação Hemocentro agora contam com sistema de rastreio, temperatura validada e disposição ininterrupta
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) firmou três contratos com empresa de transporte e logística. Agora, a instituição conta com serviço exclusivo de entrega 24h de sangue às agências transfusionais – bancos de sangue localizados em 13 hospitais públicos do Distrito Federal. O serviço começou a ser executado nessa segunda-feira (19).
Antes, o transporte de urgência e emergência de hemocomponentes (partes do sangue transfundidas aos pacientes necessitados) cabia aos hospitais. Porém, nem sempre as agências transfusionais contavam prontamente com veículos especializados, explica a diretora da Hemorrede, Bárbara Berçot.
“Até então, só conseguíamos realizar entregas programadas dos hemocompentes, em horário comercial. Com esse novo serviço, os pacientes poderão ser atendidos com mais agilidade. Além disso, vamos liberar as ambulâncias da Secretaria de Saúde do DF, que realizavam as entregas de urgência e emergência”, pontua.
Ao todo, seis veículos farão a entrega de sangue e de busca e distribuição de insumos médico-hospitalares às agências transfusionais. A empresa contratada também manterá o serviço de entrega mensal de hemoderivados – medicamentos produzidos a partir do sangue humano, aos pacientes com coagulopatias acompanhados pela FHB e aos estoques dos hospitais.
“Ofereceremos o melhor atendimento aos nossos pacientes. Essa é uma meta incansável da FHB, obedecendo a critérios de armazenamento, transporte e dispensação sempre com muita técnica e segurança para que nada falte no tratamento”Osnei Okumoto, presidente da Fundação Hemocentro
“Todos os veículos destinados à entrega dos hemocomponentes podem rodar 24 horas por dia, sete dias por semana. Também contam com sistema de rastreamento, temperatura validada e certificado de vistoria emitido pela Vigilância Sanitária do DF. Dessa forma, poderemos realizar um serviço mais rápido e com mais segurança e qualidade”, destaca o diretor de Processamento e Distribuição da FHB, Fábio de França.
Para implementar o novo serviço, a FHB realizou treinamento com motoristas e gerentes de operação da empresa contratada, envolvidos diretamente nas atividades de logística. Participaram também da capacitação servidores da área técnica, tanto da FHB quanto das agências transfusionais, mobilizando 40 profissionais.
“Ofereceremos o melhor atendimento aos nossos pacientes. Essa é uma meta incansável da FHB, obedecendo a critérios de armazenamento, transporte e dispensação sempre com muita técnica e segurança para que nada falte no tratamento”, conclui o Presidente da Fundação, Osnei Okumoto.
*Com informações da Fundação Hemocentro