Financiamento imobiliário: qual é melhor, a tabela SAC ou Price?

Você está prestes a fazer um financiamento imobiliário, para comprar a tão sonhada casa própria. Mas como escolher o melhor sistema de amortização da dívida: tabela SAC ou Price?

A planejadora financeira Lueny Santos explica como funcionam os dois sistemas de amortização de financiamento a longo prazo.

Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao trecho do programa do dia 3 de novembro.

Lueny explica que as tabelas SAC (Sistema de Amortização Constante) e Price (Sistema Francês de Amortização) são sistemas de amortização de um financiamento a longo prazo, pagas ao banco ou à construtora na hora de financiar a compra de um imóvel.

“No sistema SAC, ao pagar a parcela, você vai reduzir sempre o mesmo valor daquele capital principal que você pegou com o banco. Por isso, o valor da parcela vai reduzindo ao longo do tempo, pois a amortização no saldo devedor é sempre igual”, diz. Ou seja, as parcelas são mais altas no início e menores no final.

Já no sistema Price, as parcelas são constantes, segundo Lueny. “Você paga sempre o mesmo valor. O valor da primeira parcela vai ser igual ao valor da última parcela. Nesse sistema, você consegue ter a previsibilidade de quanto será a parcela ao longo de todo o contrato”, afirma. Geralmente, diz ela, os juros pagos na tabela Price são mais altos.