Com fuga constante de assinantes, a TV por assinatura tradicional passa por uma crise que se agrava a cada mês. Entre os principais fatores para a queda está o aumento do interesse do consumidor pelos serviços de streaming, mais baratos, e a concorrência ilegal das caixinhas piratas que liberam acesso a canais de TV por assinatura de forma irregular.
Para conter a debandada de clientes, Claro e Sky, as duas maiores operadoras de TV paga do Brasil, dobraram a aposta na oferta de canais fechados transmitidos pela internet. Iniciada no fim de 2020, a estratégia tomou ares de caminho sem volta há cerca de dois meses, quando a Claro mudou após décadas a forma de oferecer a programação da TV paga: parou de vender pacotes básicos tradicionais e agora possui um só, mais caro.
Por que a TV por streaming é mais barata?
Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, explica que o consumidor ganha no preço quando adere à TV por streaming. Por outro lado, a estabilidade das transmissões depende de uma boa qualidade do sinal de internet e de uma rede Wi-Fi robusta. Segundo as operadoras, uma boa experiência depende de um plano com velocidade de, no mínimo, 10 Mbps.