Festival de robótica reúne estudantes de todo o país no DF

Aos 11 anos, Arthur Dutra, já monta robôs com a destreza de um profissional. O estudante do 7º ano saiu de Vilhena, em Roraima para participar do Festival de Robótica realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), na capital federal. Nesta edição, os problemas que estudantes de 9 a 19 anos precisam resolver estão relacionados à energia.

“Somos da Elev3r e viemos competir, o importante é aprender e também se divertir. O trabalho foi enorme para poder chegar, acredite nos seus sonhos que você vai conseguir”, cantava Arthur, ao lado de seis outros colegas da equipe, com os mesmos capacetes vermelhos.

Entusiasmado para encontrar respostas para os desafios propostos pela competição com pequenos robôs feitos de peças de Lego, Arthur é responsável por construir e operar robôs em sua segunda participação na competição.

“Nós temos que montar os robôs sem manual e em versão até menos atualizada do que estamos acostumados. Mas aqui a gente tem a chance de criar e vamos por tentativa e erro para ver o que vai funcionar melhor. O mais legal do desafio é o conjunto todo: montar os robôs, ver os amigos, aprender programação e trabalhar em equipe”, disse.