O porta-voz do primeiro-ministro disse que ‘não havia justificativa’ para os comentários.
O governo britânico criticou na segunda-feira (5/8) os comentários de Elon Musk, postados no X, o antigo Twitter, de que “a guerra civil é inevitável” no Reino Unido.
Musk fez o post em resposta a um vídeo que mostra pessoas apontando fogos de artifício para a polícia.
A violência tem tomado as ruas do Reino Unido desde que um jovem de 17 anos atacou crianças com uma faca, matou três delas e feriu outras sete pessoas.
A polícia acredita que os protestos violentos foram alimentados por falsos rumores de que o suspeito era um muçulmano que foi ao Reino Unido em busca de asilo (leia mais abaixo).
A onda de agitação violenta e desordem em partes do Reino Unido continuou na noite de segunda-feira (5/8), quando a polícia foi atacada em locais como Belfast, Darlington e Plymouth.
Seis pessoas foram presas em Plymouth, enquanto vários policiais sofreram ferimentos leves, segundo a polícia de Devon e da Cornualha.
O porta-voz do primeiro-ministro Keir Starmer disse que “não há justificativa” para os comentários de Musk. Ele acrescentou que há mais coisas que as empresas de mídia social “podem e devem fazer”.
Isso aconteceu depois que o primeiro-ministro declarou em uma reunião de emergência sobre os confrontos violentos em cidades do Reino Unido que as pessoas que incitam a violência na internet serão processadas.
“A lei se aplica também no ambiente digital, então se você está incitando a violência, não importa se é online ou offline”, disse Starmer.