‘Dupliquei estoque de lenha’: como Kiev se prepara para apagão no inverno

Há semanas a Rússia tem atacado a infraestrutura energética ucraniana, causando quedas de energia generalizadas. Para se preparar, a prefeitura de Kiev planeja estações de aquecimento, e moradores estocam baterias, botijões de gás e roupas quentes.

“Comprei baterias externas extras para recarregar o celular e uma lanterna que pode ser abastecida com luz solar, mas que também funciona com baterias comuns. Claro que também comprei muitas velas”, conta Lyudmila Rosik, de Kiev, sobre sua vida desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

“Trouxe sacos de dormir e um botijão de gás da minha casa de campo para cozinhar. Mas se houver um apagão geral, vou de carro até o campo, onde consigo aquecer minha casa com lenha”, acrescenta Rosik.

O exército da Rússia elevou os ataques contra a infraestrutura de energia elétrica ucraniana no último mês. Segundo as autoridades da Ucrânia, cerca de 40% das instalações já foram destruídas. Devido à falta de eletricidade em várias cidades, especialmente em Kiev, há cortes de energia generalizados, com milhares de moradias sendo afetadas.