Drácon: juiz absolve Celina Leão

Os quatro ex-deputados distritais foram acusados pelo MPDFT de receber propina para liberação de dinheiro a empresas por meio de emenda

O juiz da 8ª Vara Criminal de Brasília Osvaldo Tovani absolveu, nesta terça-feira (11/3), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e os ex-deputados distritais Cristiano Araújo, Julio Cesar Ribeiro e Bispo Renato da acusação de corrupção passiva no âmbito da Operação Drácon.

elina e os outros ex-parlamentares foram acusados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de negociar propina para indicação de emendas parlamentares que beneficiariam empresas privadas, em 2015 e 2016. Hoje vice-governadora, Celina era, à época, deputada distrital e então presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O MPDFT acusou os quatro deputados de negociar propina para destinar recurso para pagamento de empresas responsáveis por obras de manutenção em escolas públicas e para prestadoras de serviço de fornecimento de leitos de UTI. No último caso, a emenda era de R$ 30 milhões.