Os chineses estão aquecendo o mercado dos eletrificados no Brasil. Depois de todo o barulho feito recentemente pelo BYD Dolphin em seu lançamento – que surpreendeu pela relação entre tamanho, oferta de equipamentos e preço – chegou a hora da GWM responder com o Ora, modelo que acaba de ser anunciado no Festival Interlagos para chegar às concessionárias em outubro.
Se os veteranos Renault Kwid E-Tech (R$ 149.990), JAC E-JS1 (R$ 139.900) e Caoa Chery iCar (R$ 139.990) já puderam sentir o baque do Dolphin, imagine só quando o seu conterrâneo chegar com a mesma energia.
Aliás, pelo que a marca já mostrou aos jornalistas no evento, trará algumas vantagens em relação ao BYD (mas, claro, nem tudo são flores e podemos ver algumas desvantagens também). E é justamente sobre isso que vamos tratar a seguir. Qual dos dois chineses elétricos “no precinho” se sobressai?
Design
Gosto é sempre algo bem subjetivo. De todo modo, ambos apostam na personalidade. Enquanto o Dolphin (ou ‘golfinho’) traz elementos que remetem aos animais marinhos, o Ora mais parece uma mistura de Mini Cooper com Porsche 911.
Enquanto o primeiro tem vincos e superfícies lisas, além de algumas texturas, o segundo tem formato mais arredondado e linhas curvas, além de não deixar as texturas de lado também.
Ainda que ambos empatem em pontos de estilo (sendo que o BYD chega a ser até mais original), o GWM ganha pelo fato de conseguir mostrar os elementos visuais de forma mais natural e despertando um pouco mais de simpatia de quem o vê.