Dívida inexistente: clientes relatam cobrança indevida do Itaú 

Instituição tem cobrando dívidas de pessoas que nem possuem contas em aberto no banco

A cobrança de dívida inexistente por parte da instituição financeira vem ocorrendo com uma certa frequência no Brasil. Diariamente há relatos de pessoas que receberam ligação de alguma loja ou banco. 

Um dos casos recentes é em relação à cobrança do banco Itaú. Por meio de ligações e e-mails, a instituição tem cobrando dívidas de pessoas que nem possuem contas em aberto no banco. 

“Recebi uma cobrança do Itaú [em agosto de 2022], sendo que não tenho conta lá”, relatou nas redes sociais Maria Fernanda. Há inúmeros relatos semelhantes a estes no X (antigo Twitter). 

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), cobranças que não existem são indevidas, e qualquer consumidor que for cobrado por quantia indevida e pagá-la, tem direito à devolução em dobro do valor pago, acrescido de correção monetária.

O Terra procurou o Itaú para saber a respeito das cobranças indevidas. O banco respondeu, por meio de sua assessoria, que está apurando o caso. O espaço para esclarecimentos está aberto para mais informações. 

Cobrança indevida

A pessoa que for intimidada ou cobrada indevidamente deve reunir os documentos (e-mail ou número do protocolo da ligação) e buscar a ajuda de um advogado especialista em causas bancárias.

Caso não tenha como contratar um advogado, o consumidor também pode buscar ajuda da defensoria pública no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Cível).