DF: Dia de Combate ao Glaucoma alerta população sobre como controlar a doença

Diagnóstico precoce diminui chances de a pessoa perder a visão devido à enfermidade, que não tem cura. Hospital de Base e os regionais de Taguatinga e Asa Norte oferecem atendimentos em oftalmologia

O glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão intraocular. Essa pressão provoca lesões no nervo ótico, comprometendo a visão e podendo levar à cegueira. Esta quinta-feira (26) é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, marcado para conscientizar e alertar a população sobre o problema de saúde.

Para os pacientes que já sofrem com a doença, a rede pública de saúde do Distrito Federal disponibiliza medicamentos no Núcleo de Farmácia do Componente Especializado, com unidades no Gama, em Ceilândia e na Asa Sul

No Brasil, mais de um milhão de pessoas sofrem da doença, que é silenciosa em seu estágio inicial. Já em fase final, o paciente pode apresentar dor e vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz e perda da visão periférica. O glaucoma não tem cura, mas o diagnóstico precoce diminui as chances de a pessoa perder a visão. Portanto, é importante manter consultas periódicas com um médico oftalmologista.

O tratamento geralmente é feito com medicamentos, procedimentos com laser e cirurgias, de acordo com a indicação do profissional de saúde. Os hospitais regionais de Taguatinga (HRT) e da Asa Norte (Hran), além do Hospital de Base, oferecem atendimentos em oftalmologia.