Desemprego recua a 6,8% em julho, menor taxa da história para o mês

O desemprego no Brasil recuou para 6,8% no trimestre encerrado no mês de julho, mostram dados apresentados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a queda, a taxa figura no menor nível de toda a série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), coletada desde 2012, para o período.

Nível de desemprego é o menor de toda a séria histórica para o trimestre até julho. Até então, a taxa mais baixa para o período havia sido registrada em 2014 (7%). No mesmo intervalo do ano passado, a população desocupada do Brasil totalizava 7,9%.

Na análise de todos os períodos, a taxa é a mais baixa desde dezembro de 2014. Naquele trimestre, 6,6% da população buscava por uma vaga no mercado de trabalho. Já o menor percentual de toda a série foi apurado em dezembro do ano anterior (6,3%).

Total de pessoas em busca por uma colocação soma 7,43 milhões, afirma IBGE. O número é o menor para o trimestre finalizado em julho desde 2014, quando 6,9 milhões não tinham trabalho e procuravam por um cargo. No mesmo período do ano passado, o volume de profissionais em busca por um emprego somava 8,520 milhões.