Ser encontrado no ambiente digital é um desafio para qualquer negócio. Quando se está começando, esse desafio pode parecer ainda maior. E não tem por onde correr. Cadastrar o seu site no Google e aparecer bem nele é o caminho certo a seguir. Afinal, de nada adianta o investimento que você fez para colocar o seu site no ar se ninguém conseguir chegar nele.
O Google domina o mercado brasileiro, e mundial, e com algumas variações é responsável por nove entre dez buscas realizadas na Internet aqui no Brasil. Desta forma, vamos mostrar como cadastrar seu site no Google grátis, apresentar algumas técnicas para melhorar o ranqueamento do seu site, e também como utilizar o Google Analytics.
COMO CADASTRAR SEU SITE NO GOOGLE?
O primeiro para aparecer no topo das buscas é cadastrar seu site no Google, ou seja, mostrar para o buscador que você existe. A empresa tem um sistema próprio que faz a verificação dos novos sites e analisa com critérios próprios se vai fazer a indexação do endereço. É um processo que pode ser demorado, justamente pela quantidade de endereços que são criados diariamente.
Por isso, um atalho para isso é que você mesmo dê um sinal de vida e faça a indexação manualmente. Isso pode ser feito por meio na própria página do Google, neste endereço.
Nesse formulário você pode enviar, além da URL, um comentário, com a descrição do conteúdo do seu site.
Porém, o próprio Google descreve que nem todas as URLs enviadas para serem catalogadas serão indexadas e que não há previsão temporal ou garantia “sobre quando ou se elas irão aparecer”. Ainda assim, fazer a indexação manual é vista por especialistas como o primeiro passo a ser dado.
SEO
Outra forma que aparecer bem ranqueado é com a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Mas afinal, o que é isso? É um conjunto de estratégias que potencializam e melhoram o posicionamento orgânico, ou seja, não pago, de um site nos sites de buscas.
Para isso, é preciso levar em conta uma boa palavra chave que resuma o seu blog, site ou e-commerce. Ou seja, quando essa palavra for buscada no Google, as chances de quem está procurando por uma empresa ou serviço ser direcionada para o seu negócio aumenta. O uso de imagens, títulos e links amigáveis também colabora para melhores resultados.
Mas antes de chegar nessa fase, de cadastrar o seu site no Google, é preciso lembrar que o buscador também leva em conta, de maneira decisiva para um bom ranqueamento, os bons conteúdos. Por isso, o site deve ter um conteúdo relevante, dentro do seu ramo de atuação, de preferência exclusivo, ou seja, se diferenciando da concorrência. O tamanho do conteúdo também é importante. Como o Google procura textos mais completos, que ajudam a esclarecer as dúvidas dos leitores, acredita-se que, em média, páginas com cerca de 2,5 mil palavras aparecem com um ranqueamento melhor. Ainda que esta não seja uma regra absoluta.
LINKS PATROCINADOS
Uma forma mais rápida para se chegar a um local de destaque no Google está na compra de links patrocinados. Por meio do Google Ads é possível segmentar a aparição por meio das palavras-chave mais adequadas ao seu negócio. O serviço é pago por clique. Assim você carrega a conta com o valor que está disposto a pagar por um dia, por exemplo, e a sua exposição na primeira página vai expirar quando esse valor for totalmente debitado, dependendo da quantidade de acessos. Uma das técnicas utilizadas é investir em palavras-chave que tenham pouca concorrência, mas que sejam significativas para o seu negócio.
SEGURANÇA
Outro fator que deve ser levado em conta é ter um certificado SSL em seu site, ou seja, que ele seja considerado seguro. Sabe aquele cadeado verde, que aparece antes do site, na barra de endereços. É ele. O certificado permite que as informações que são trocadas entre o seu site e o usuário sejam criptografadas. Sem esse certificado, as chances de ser bem ranqueado são próximas de zero.
GOOGLE ANALYTICS
Fazer a instalação do Google Analytics é essencial. E o melhor, esse serviço é gratuito. Ele vai permitir que você tenha acesso a um relatório de estatísticas, assim que você cadastrar seu site no Google. Com ele, é possível monitorar as visitas recebidas e a partir dessas informações planejar a sua publicidade ou direcionar um conteúdo para satisfazer aquilo que os seus leitores procuram.