Cidade-parque, Brasília é a quinta capital mais arborizada do país

Ranking faz parte do Censo 2022, promovido pelo IBGE. Distrito Federal conta com cerca de 6 milhões de árvores de diversas espécies em todas as regiões administrativas

Em Brasília, a natureza convive com a arquitetura: os traços de Oscar Niemeyer compõem as paisagens junto a mais de 200 espécies de árvores, sendo a maioria nativa do cerrado. Tal diversidade rendeu à capital da República a quinta posição no ranking de capitais brasileiras com maior número de árvores nas ruas. A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios (Censo 2022), divulgada pelo IBGE neste mês, aponta que 84,2% dos moradores vivem em ruas com arborização, índice maior que a média nacional (66%) e inferior ao de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Curitiba (PR).

O levantamento informa, ainda, a densidade arbórea do Quadradinho. O Distrito Federal ocupa o segundo lugar na lista, que aponta que 56,4% dos cidadãos convivem com cinco ou mais árvores próximas de casa. Mais uma vez, o número é maior que a média nacional (32,1%) e fica atrás do Mato Grosso do Sul (59%). Os patamares mais baixos são encontrados no Acre e no Amazonas, com 10,7% e 13,7% respectivamente.