Cães farejam câncer? 10 doenças identificáveis pelo olfato canino

O olfato canino é surpreendentemente sensível, o que dá aos cães a capacidade de identificar pelo menos 10 doenças, como câncer, diabetes, epilepsia e parkinson

Não há dúvidas de que os cães são os melhores amigos do homem, mas eles podem ser muito mais, incluindo “parceiros de trabalho”. Por causa do olfato canino, com 300 milhões de receptores olfativos, os cachorros conseguem detectar drogas em aeroportos, explosivos, aparelhos eletrônicos e até casos de câncer. Sim, este animal pode detectar pelo menos 10 tipos diferentes de doenças, se bem treinado.

A capacidade do cachorro em farejar doenças já é conhecida pela ciência, mas ainda é pouco usada na prática. Dificilmente, você vai encontrar um cão na fila de triagem de um hospital ou num consultório médico, só que isso tende a mudar, em algum grau, com tantas evidências científicas apontando para a incrível capacidade olfativa do melhor amigo do homem. Hoje, os cães-guia já fazem a diferença na vida de pessoas com problemas de visão, mostrando os benefícios desse tipo de assistência.