Você provavelmente começou a pensar na Black Friday nas últimas semanas. Já os criminosos estão se preparando há meses: a data do varejo digital é uma das mais visadas para golpes, que exigem preparativos cada vez mais complexos.
Segundo um levantamento do Reclame Aqui, no ano passado foram registradas 9.690 reclamações sobre a Black Friday, um aumento de 19% em relação a 2020.
Para que você não entre nas estatísticas, veja um guia completo com os cuidados que precisa ter para concluir uma compra segura. Confira.
1) Não clique em links estranhos e anúncios
Muitas vezes, somos informados de boas ofertas via mensagem nas redes sociais, banners ou e-mails. Evite cair nessa tentação: eles podem levar a vírus ou sites falsos, que nem todo mundo consegue desmascarar.
2) Verifique se o site é seguro
Se ainda assim, você foi parar num site estranho, em que nunca comprou antes, a primeira providência é checar se o endereço eletrônico pertence a uma empresa idônea.
3) Não confie cegamente no cadeado ou em “https”
Durante muito tempo, uma das maneiras mais práticas de checar a segurança de um site era olhando na barra de endereço. O ícone de um cadeado e a URL iniciada com “https” eram bons sinais.
4) Confira os dados do boleto bancário
Desconfie se o site oferecer poucas opções de pagamento, normalmente limitadas a Pix, boleto ou transferência. Em épocas de grandes movimentos no varejo, o ideal é recorrer ao cartão de crédito, que tem mais recursos para cancelar a compra caso algo dê errado.
5) Use um cartão virtual
Optou pelo cartão de crédito? Mandou bem. Mas você pode aplicar mais uma camada de segurança, utilizando um cartão virtual.
Optou pelo cartão de crédito? Mandou bem. Mas você pode aplicar mais uma camada de segurança, utilizando um cartão virtual.
6) Preste atenção a perfis falsos nas redes sociais
Outro planejamento de longo prazo dos criminosos: criar contas falsas, levemente parecidas com a de grandes redes de varejo (ou às vezes até inventando lojas). A estratégia é vender, não entregar o produto e sumir.
7) Prefira comprar por apps
Grandes varejistas têm estimulado os clientes a comprarem através de seus aplicativos oficiais em vez do site, normalmente oferecendo descontos melhores ou algum outro tipo de bônus. A estratégia tem razão de ser.