O presidente Lula (PT) e o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) trocaram farpas em um evento de entrega de casas do governo federal no Rio Grande do Sul.
Nesta manhã, Lula reclamou, em uma entrevista, de que Leite “nunca está contente”. Em sua fala no evento, Leite respondeu indiretamente, cobrando mais atenção para o Rio Grande do Sul. Na sequência, Lula rebateu pedindo respeito.
Leite já foi recebido com vaias. Quando o nome do governador foi anunciado, o público começou a gritar “fora, Leite”, e Lula interveio. “Eu sou o presidente da República, e o governador do estado é um convidado nosso. Não é correto, num ato institucional, ficar transparecendo as divergências ideológicas”, defendeu o petista.
O governador rebateu os gritos em sua fala. “Eu digo para essas pessoas sempre o seguinte: pode ter até alguns que dizem ‘fora, Leite’. O importante é que, na eleição, a maior parte da população disse: ‘Bora, bora, Leite'”, reagiu.
Ele também respondeu sobre a entrevista de Lula, que ouvia sentado. “Quando demandamos, não é de maneira nenhuma para adjetivar o presidente ou ministros disso ou daquilo, porque não se trata de questões pessoais ou ideológicas, e sim das demandas para que o estado seja atendido”, disse Leite.
Presidente, também ouvi na entrevista que o senhor falou que o governador está sempre insatisfeito. Temos essa característica de demandar muito, mas é importante deixar claro que o povo gaúcho não é mal-agradecido, não é ingrato, o povo gaúcho agradece todo o apoio que recebe. Leite, em resposta a Lula.