Após frio extremo, onda de calor toma conta de quase todo país

De acordo com o Climatempo, uma nova e forte massa de ar quente está favorecendo a elevação das temperaturas em áreas amplas do país

Depois de uma friaca, que derrubou as temperaturas em todo o país, com uma onda de frio intenso, o Brasil se prepara para o retorno significativo do calor em amplas áreas. De acordo com o Climatempo, uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de “gangorra” térmica em algumas regiões.

A partir de sábado (17/8), o ar quente e seco vai ganhar força, com temperaturas mais altas. Porém, a onda de calor só começa oficialmente no domingo, 18 de agosto. Os dias mais quentes devem seguir, pelo menos, até a próxima quinta-feira (22/8).

Onda de calor

Conforme o Climatempo, a nova onda de calor tem características similares às que ocorreram no Brasil neste ano. Elas são impulsionadas pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.