Eliza Ribeiro, 21, tinha apenas 19 anos quando decidiu entrar para o exército dos Estados Unidos. Sem contar para ninguém, a brasileira — que tem dupla nacionalidade — embarcou para a vida militar, onde também encontrou um grande amor.
Ao UOL, Eliza contou como foi o treinamento que recebeu após o alistamento, a rotina de uma soldada nos Estados Unidos e quais são os planos para o futuro.
“Nasci nos Estados Unidos, mas quando eu tinha um ano eu me mudei para Governador Valadares (MG). Meus pais são brasileiros, toda a minha família é, então acho que era mais fácil para eles. Morei no Brasil até os meus 17 anos e voltei para os EUA em 2018, então eu me considero mais brasileira.
Minha relação com o exército começou em um culto. Sempre tive um pouco de curiosidade de saber sobre como era a vida no exército e um dia na igreja que eu frequentava fizeram uma homenagem para uma mulher que estava indo para outra base. No final da pregação, perguntei para ela como que era e isso meio que desenvolveu uma vontade em mim. Em janeiro de 2021, eu me alistei sem contar para ninguém. Minha mãe ficou muito triste. Acho que ninguém realmente acreditava que eu iria conseguir passar nos treinamentos. Sou a caçulinha de quatro irmãos e eles achavam que eu era muito frágil.