Com uniforme específico, lindos cavalos e presentes em cerimônias importantes da República, os Dragões da Independência são facilmente reconhecidos nos eventos oficiais e devem participar da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ontem, estiveram na diplomação do político.
Quem são eles?
Apesar do nome especial de ‘dragões’, oficialmente os membros são todos militares e fazem parte do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, ligado ao Exército, e têm como missão a guarda das instalações presidenciais, além da execução cerimonial militar da Presidência da República, e ainda atuam em operações de Garantia da Lei e da Ordem (a cavalo).
Desde 1966, o regimento está aquartelado em Brasília e a estrutura é constituída por um Esquadrão Hipo de Choque, um Esquadrão Hipo de Cerimonial, um Esquadrão a pé de Cerimonial, um Esquadrão de Comando e Apoio e o Centro Hípico Dragões da Independência.
Todos os membros recebem remunerações conforme a patente, sem distinções ou regalias em relação a outros oficiais. O atual comandante, Tenente-Coronel Guilherme Santana Abre, tem remuneração de R$ 17.062,59, após as deduções, conforme o portal de transparência do Governo Federal.